Museu do Queijo Canastra- Medeiros MG

O Museu do Queijo de Medeiros começou a ser implantado após a reforma do prédio do antigo Matadouro Municipal, com recursos da Prefeitura de Medeiros e da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Inaugurado em dezembro de 2012, o Museu recebeu o nome de Pedro Teixeira Nunes, um tradicional produtor de Queijo Canastra, homenageado pela Câmara de Vereadores.

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura e sua equipe têm tratado de dinamizar o Museu, contando com as doações da comunidade de Medeiros para formação do acervo.

O projeto “Salvaguarda do Modo Artesanal de Fazer Queijo de Minas”, patrocinado pelo IPHAN e realizado pelo GT Slow Food de Queijos Artesanais e pelo Instituto Terceiro Setor – ITS trouxe para o Museu do Queijo de Medeiros a possibilidade de transformar-se em um centro de referência cultural dos queijos artesanais para toda a região da Canastra. A proposta de atuação e o nome do museu foram alterados para Museu do Queijo Canastra, mantendo-se o nome do homenageado.

Com a abertura de uma nova exposição, em setembro de 2016, o Museu do Queijo Canastra se inaugura como um espaço de convergência e valorização dos saberes e fazeres tradicionais dos queijos de leite cru, dos produtores, suas famílias e dos apreciadores desse saboroso patrimônio cultural do Brasil.

Category
Share :